domingo, 14 de junho de 2009

DESENVOLVIMENTO DO ESQUELETO APENDICULAR


Na 5º semana ocorrem condensações do mesênquima nos brotos dos membros, que na semana seguinte dão origem a moldes ósseos. Estes, então, sofrem condrogênese e formam os moldes ósseos de cartilagem hialina. O surgimento desses moldes ósseos aparece numa sequência próximo-distal (a cintura peitoral e os ossos dos membros superiores aparecem antes dos moldes da cintura pélvica e dos membros inferiores).

Na 8º semana ocorre a ossificação dos ossos longos na diáfise dos ossos a partir dos centros primários de ossificação (centro do futuro corpo do osso). Já os centros secundários de ossificação aparecem primeiro nos ossos dos joelhos, e a maioria, após o nascimento, com exceção dos centros da extremidade distal do fêmur e da extremidade proximal da tíbia. O osso formado a partir do centro primário da diáfise só se funde com o centro secundário da epífise depois do crescimento desse osso, atingindo o seu comprimento adulto.

Durante o crescimento ósseo a placa epifisária (cartilaginosa) se interpõe entre a diáfise e as epífises. A placa epifisária (placa de crescimento) vai sendo substituída pelo desenvolvimento ósseo em cada um dos seus dois lados. Quando isso ocorre, o crescimento do osso cessa.

5 comentários:

  1. Ótimo trabalho. Gostei da figura inicial.
    Sucesso
    Sérgio - Medicina 2° período

    (lembrando que a principal função do Esqueleto é derrotar o He-man e conquistar o Castelo de Grayskull - kkkkk)

    ResponderExcluir
  2. esse blog ta interressante!!bom trabalho de voces!!e ainda melhor pq me proporcionou um primeiro contato com a disciplina EMBRIOLOGIA!
    DANILO BARRETO ( calouro-primeiro periodo)

    ResponderExcluir
  3. cristiane - Medicina 3º período17 de junho de 2009 às 13:43

    Achei lindo e muito bem feito o blog.
    Parabéns a todas!!

    ResponderExcluir
  4. camila santos 2º periodo enfermagem

    encontrei aqui o que realmente eu pesquisava
    em uma linguagem escalrecedora.
    paranbéns a essa equipe!!!

    ResponderExcluir
  5. Claro e explicito
    Sim senhora
    Bom trabalho equipe

    ResponderExcluir