domingo, 14 de junho de 2009

DESENVOLVIMENTO DOS OSSOS

O tecido ósseo é o principal constituinte do esqueleto.Ele é importante porque serve de suporte para as partes moles do corpo e proporciona apoio aos músculos,além de funcionar como depósito de cálcio, fósforo e outros íons.

Alguns ossos como as vértebras e as costelas são formados a partir de células dos somitos. Esses somitos são originados a partir do mesoderma paraxial.

Um tecido muito importante para a formação dos ossos é o mesênquima.O mesênquima é um tecido conjuntivo embrionário organizado de forma frouxa responsável pela formação dos primeiros modelos ósseos .


HISTOGÊNESE DA CARTILAGEM

A cartilagem aparece a partir do da 5ª semana e dá origem ao mesênquima.Para formar a cartilagem o mesênquima se condensa e forma centros de formação de cartilagem.Nesse local, células mesenquimais se diferenciam em condroblastos.

OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA

É um tipo de formação óssea que ocorre no mesênquima dentro de bainhas membranosas.Neste local, as células mesenquimais condensam-se.Algumas células se diferenciam e formam ostoblastos que secretam tecido ósteóide. À medida que o osso é formado, o fosfato de cálcio é depositado no tecido osteóide.




OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL


É um tipo de formação óssea que necessita de um modelo cartilaginoso preexistente para ocorrer.Ela ocorre principalmente nos ossos longos. Ela inicia-se no centro de ossificação primário localizado na diáfise.
Nessa região,o pericôndrio se torna periósteo após a deposição de uma camada delgada de osso.Algumas células do periósteo vão se diferenciar em células hematopoéticas e em osteoblastos.No nascimento, as diáfises estão ossificadas mas as epífises continuam cartilaginosas.Nos primeiros anos de vida, os centros de ossificação irão aparecer nas epífises e a sua ossificação terminará em torno dos 20 anos de idade quando as epífises se unem à diáfise.

DESENVOLVIMENTO DO ESQUELETO APENDICULAR


Na 5º semana ocorrem condensações do mesênquima nos brotos dos membros, que na semana seguinte dão origem a moldes ósseos. Estes, então, sofrem condrogênese e formam os moldes ósseos de cartilagem hialina. O surgimento desses moldes ósseos aparece numa sequência próximo-distal (a cintura peitoral e os ossos dos membros superiores aparecem antes dos moldes da cintura pélvica e dos membros inferiores).

Na 8º semana ocorre a ossificação dos ossos longos na diáfise dos ossos a partir dos centros primários de ossificação (centro do futuro corpo do osso). Já os centros secundários de ossificação aparecem primeiro nos ossos dos joelhos, e a maioria, após o nascimento, com exceção dos centros da extremidade distal do fêmur e da extremidade proximal da tíbia. O osso formado a partir do centro primário da diáfise só se funde com o centro secundário da epífise depois do crescimento desse osso, atingindo o seu comprimento adulto.

Durante o crescimento ósseo a placa epifisária (cartilaginosa) se interpõe entre a diáfise e as epífises. A placa epifisária (placa de crescimento) vai sendo substituída pelo desenvolvimento ósseo em cada um dos seus dois lados. Quando isso ocorre, o crescimento do osso cessa.

DESENVOLVIMENTO DAS ARTICULAÇÕES

Começam a se desenvolver durante a 6º semana. Podem ser de três tipos: sinoviais, cartilaginosas ou fibrosas.

DESENVOLVIMENTO DA COLUNA VERTEBRAL

No estágio pré-cartilagionoso (de 4 a 5 semanas), temos a formação dos discos intervertebrais,do centrum mesenquimal(primórdio do corpo vertebral), do arco neural(primóridio do arco vertebral) e dos processos costais.

No estágio cartilagiono (6 semanas), temos a passagem do centrum mesenquimal para o centrum cartilaginoso e o aparecimento dos processos espinhosos e transverso.A ossificação das vértebras começa por volta da 7ª semana,mas só vai terminar em torno dos 25 anos.

DESENVOLVIMENTO DAS COSTELAS

As costelas vão surgir a partir dos processos costais mesenquimais das vértebras torácicas. Tornando-se cartilagem durante o período embrionário e ossificando-se durante o período fetal.


DESENVOLVIMENTO DO ESTERNO

Desenvolve-se de faixas mesenquimais localizadas ventrolateralmente e a medida que se deslocam medialmente há a formação de cartilagem. Já antes do nascimento surgem centros de ossificações menos no processo xifóide que só aparece durante a infância.

DESENVOLVIMENTO DO CRÂNIO


O crânio surge a partir do mesênquima, ao redor do encéfalo em desenvolvimento.É composto pelo viscerocrânio e pelo neurocrânio.

O viscerocrânio é composto pelos ossos da face. Ele surge a partir dos primeiros arcos faríngeos do embrião. O neurocrânio compreende a calota e a base cranianas. A calota sofre ossificação intramembranosa, já a base do crânio sofre ossificação endocondral.Os ossos do crânio do recém-nascido têm grande plasticidade. Os que formam a calota são separados for suturas fibrosas de tecido conjuntivo denso.

Além das suturas, também encontramos áreas fibrosas entre esses ossos, os fontículos.

CORDOMAS

Cordomas são tumores benignos de crescimento lento que aparecem na região lombossacral e na base do crânio. Eles se formam como remanescentes da notocorda.

Durante os seis primeiros meses de desenvolvimento, a maior parte da notocorda é substituída pela coluna vertebral. Pequenas áreas de notocorda que não foram substituídas pela coluna vertebral formarão os cordomas.

Histologicamente, eles são benignos, mas apresentam comportamento maligno por serem invasivos e por sua capacidade de metástase.Poucos pacientes sobrevivem mais que cinco anos.


Figura - Aspecto característico do cordoma acometendo o sacro, com destruição de S2 a S5 e coccix.

ACONDROPLASIA

É uma malformação óssea que causa mais comumente o nanismo. Essa malformação é devido a distúrbios na ossificação endocondral nas placas cartilaginosas epifisárias durante a vida fetal. Os membros são encurvados e curvos, o tronco é curto e a cabeça é aumentada.







A importância do ácido fólico para a diminuição de casos de espinha bífida




Espinha bífida é uma falha na fusão das metades do arco vertebral. Este defeito ocorre nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião, então em formação, não se fecha corretamente. Ela ocorre mais frequentemente nas meninas.
Estudos realizados nos EUA, demonstram que se todas as mulheres tomassem suficiente ácido fólico e vitamina B todos os dias e durante o primeiro trimestre da gravidez, poderiam prevenir até 70% dos defeitos do tubo neural, incluindo a espinha bífida.

Alguns países já adotaram programas preventivos de ingestão do ácido fólico pelas futuras gestantes. O ácido fólico é encontrado nas folhas verdes dos legumes, nas frutas, cereais, pães integrais, podendo também ser ingerido sob a forma de cápsulas.

Para mais informações:




Como funciona o exame que avalia a idade óssea?

A idade óssea é geralmente usada para medir a maturação do osso. Ela dará uma boa noção do potencial que a criança ainda tem para crescer.

O exame utilizado para avaliar a idade óssea é geralmente o de Raio X da mão e punho esquerdo e ele consiste em observar o grau de ossificação ocorrido nas epísfises.

No nascimento, as diáfises dos ossos longos estão bastante ossificadas mas a maior parte das epífises é ainda cartilaginosa. À medida que os ossos crescem as cartilagens das epífises são substituídas por tecido ósseo. A partir da observação da quantidade de cartilagem epifisária que ainda pode ser transformada em tecido ósseo é possível avaliar quantos centímetros uma criança ou um adolescente ainda podem crescer.

Quando as zonas cartilaginosas das epífises desaparecem, se diz que as epífises estão "fechadas", pois não haverá mais crescimento dos ossos.O término da ossificação nos ossos longos geralmente ocorre em torno dos 20 anos de idade.




Figura – Radiografia da mão e punho esquerdo, identificando os dez centros de ossificação.